Shania Twain

quarta-feira, novembro 07, 2007

Promoção "Desafio Casa Twain" - Perguntas comentadas

Olá pessoal!

Como eu disse ontem, a postagem de hoje será um total tira-teima com as perguntas feitas na promoção “Desafio Casa Twain”. Se você ficou curioso em saber a resposta pra alguma pergunta, ou ficou na dúvida na hora de responder, está na hora de satisfazer a sua vontade. Vamos lá!

- Comentários por mim (Paulo) e pelo Jean. A resposta certa está em Negrito e com um (X) ao lado.

1) O primeiro CD oficial de Shania recebeu seu próprio nome “Shania Twain”. Em que ano foi lançado este CD?

a) 1994
b) 1992
c) 1993 (X)
d) 1989

Bem, esta eu acho que foi a mais fácil, pois qualquer fã que já esteja entrosado no meio shanático conhece e adoraria ter este CD, que foi o primeiro lançado pela nossa diva. Apesar do Shania Twain não ser um CD tão famoso, serviu de pontapé para a verdadeira carreira que começaria com a junção de Mutt à vida de Shania. Este CD, que em 1993 possuia na capa Shania e um cão, ainda foi relançado internacionalmente com uma capa diferente, que exibia uma foto preto&branco de Shania na época do COO.

2) O CD “Up!” foi lançado em quantas versões e quais são elas?

a) 3 versões – Pop, Country e World (X)
b) 2 versões – Pop e Country
c) 3 versões – Pop, Country e Blues
d) 3 versões – Pop Rock, Country e Blues

O CD Up! foi lançado em três versões, uma Pop (CD vermelho), uma Country (CD verde) e World (CD azul). Aqui no Brasil, o Up! chegou em 2002 nas versões Pop e World, num CD duplo, e foi relançado em 2004 num CD único com a versão Pop (a capa também era diferente). A versão em CD duplo Pop + World foi lançada também na Europa. Mas na América do Norte, Up! chegou em 2002 num CD duplo com as versões Pop + Country.
A pegadinha nesta pergunta está em pôr o estilo musical “Blues” como se fosse “blue”, daí o engano de muitos ao responder como certa as alternativas “c” e “d”.

3) Como se chama o filho de Shania?

a) Eja Lange
b) Eja D’Angelo Lange (X)
c) Eja Twain Lange
d) Eja D’Angelo Twain

Essa também foi moleza, vai. Existem várias postagens onde se pode ver o nome completo de Eja. Mas só pra falar um pouco sobre ele, o rapaz já está com seus seis anos, é um vegetariano nato e não vê nada estranho nisso. Uma citação recente dele foi divulgada por Shania, e segundo ela ele estava na escola e um coleguinha perguntou a ele sobre comer frango, onde ele respondeu “Você come frango? Eca!”. Pode-se dizer que ele pelo menos vai ter uma saúde melhor que a de muitos dos colegas. Mas também, pra um criança que foi amamentada durante os intervalos das gravações do CD Up!, não poderia haver futuro diferente. Por estes dias saiu uma notícia num jornal inglês dizendo que Eja havia participado de uma prova de triatlo (conjunto de três provas: natação, ciclismo e corrida, geralmente sucessivas) na Suíça e parece que Shania pôs até um segurança pra ficar de olho nele... rs.

4) Em que cidade Shania nasceu?

a) Nashville
b) Toronto
c) Windsor (X)
d) Timmins

Muitas pessoas pensam que Shania nasceu em Timmins, quando na verdade ela só morou em Timmins, sendo natural de Windsor. Claro, se alguém perguntar qual das duas cidades marcou mais a vida dela, Shania vai dizer Timmins, pois foi lá que cresceu, começou a cantar, participar de concursos, trabalhou no McDonalds... rs

5) Como se chamava a mãe de Shania?

a) Shayene
b) Sharon (X)
c) Sheila
d) Sharone

Bem, esta pergunta é super-manjada, não é? Um rápida olhada na biografia do AllShania e está respondida: Sharon. O interessante é que a mãe de Shania sempre a incentivou fortemente a seguir uma carreira de cantora, levando-a a participar de concursos e tudo o mais que podia. Shania disse certa vez que nos concursos era ela, pequenininha, e um enorme violão, onde ela podia se esconder da timidez... rs.

6) Como “Mutt”, marido de Shania, a viu pela primeira vez?

a) Em Nashville, numa festa
b) Assistindo a uma entrevista dela
c) Em um estúdio de gravação
d) Assistindo ao clipe de What Made You Say That (X)

Esta aqui foi bem curiosa. Pelo o que sabemos, Mutt conheceu Shania pela TV, assistindo ao clipe de What Made You Say That, então ligou para ela e eles bateram um papo, Shania falou de suas composições e daí nós já conhecemos o resultado, né? Provavelmente ele a encontrou pessoalmente pela primeira vez em alguma festa de Nashville, mas como a pergunta não diz “pessoalmente”, o certo é mesmo “assistindo ao clipe de WMYST”.

7) Quantos prêmios Shania já ganhou no Grammy Awards (EUA)?

a) 3
b) 6
c) 5 (X)
d) 2

Esta só precisava de uma rápida busca aqui mesmo na Casa com o termo “grammy”. Vocês achariam, então, uma postagem do dia 18 de setembro onde está escrito “O perfume da cinco vezes ganhadora do Grammy, Shania Starlight...”. Acho que era o primeiro resultado da busca, que também mostra outro resultado como este, numa postagem do dia 27 de maio desse ano, onde postei uma entrevista bem legal com a Shania. Essa diz assim: “Existe uma só Shania que conheço no mundo - e que é a super-famosa cantora e compositora Sra Twain, que já ganhou cinco Grammies e é a mais vendida artista em álbuns.”. Estão vendo, esta pergunta não estava tão difícil, rs.

8) Qual música marcou a vida de Shania em sua infância?

a) Coat of Many Colors – Dolly Parton (X)
b) A Satisfied Mind – Johnny Cash
c) Blue Eyes Crying in the Rain – Willie Nelson
d) I Hate Everything – George Strait

Essa é bem fácil pra quem já é fã há um tempo. Quem já ouviu Coat of Many Colors e entendeu (de ouvido ou pela tradução) sabe do que é tratado na música: A história de uma mãe pobre que faz um casaco para a filha usando muitos retalhos, pois era inverno e ela não tinha dinheiro para comprar um casaco. Shania em sua infância, sentiu na pele situações assim, pois o frio do Canadá era intenso e a situação financeira de sua família não era nada boa. Por isso Coat of Many Colors marcou sua vida, já que fala um pouco da realidade que ela vivenciou. Shania cantou essa música no Kennedy Center Honors do ano passado. Há como baixar o áudio e os vídeos dessa apresentação por esta postagem. Ou veja no Youtube.

9) Qual álbum de Shania foi consagrado mundialmente, tendo vendido mais de 40 milhões de cópias e dado a ela um registro no Guiness Book?

a) The Woman In Me – 1996
b) Up! – 2002
c) Shania Twain – 1993
d) Come On Over – 1997 (X)

Como vocês viram recentemente no post comemorativo de 10 anos do Come On Over, está mais do que explicado porque ele é um fenômeno da indústria fonográfica mundial. Milhões de cópias, vendidas, muitos prêmios, qualidade, dedicação e talento resumem o que este álbum significa.

10) Qual o nome do pai adotivo de Shania?

a) Jerry Twain (X)
b) Johnny Twain
c) Joe Twain
d) Jesse Twain

Assim como a pergunta 5, esta é respondida por uma visita rápida ao AllShania. Jerry Twain casou-se com a mãe de Shania, Sharon, pouco depois que ela se separou de seu pai biológico. Jerry assumiu Shania como filha e ela o considera como seu verdadeiro pai. Ele era índio da tribo Ojibway, e assim Shania teve contato direto com essa cultura durante toda a infância. Talvez seja justamente daí que tenha surgido toda a consciência ambiental que ela tem. Tudo bem que os índios lá caçavam ursos para comer, o que não faz o perfil de uma vegetariana, mas o conceito de “consciência ambiental” abrange bem mais que isso num índio.

11) Qual é a composição do primeiro perfume de Shania, o Shania by Stetson?

a) Rosas e mel
b) Mel e freesia
c) Rosas, freesia e mel
d) Rosas e freesia (X)

Está lá no site oficial do Shania by Stetson, na aba “products”: “Shania by Stetson is a bright and beautiful fragrance with an original "Western Heart Accord" of wild prairie rose, vivid freesia and country honeysuckle with a hint of vine-ripe raspberries, and pomegranate”. Ou seja, o Shania by Stetson foi feito com rosas, freesia e uma flor chamada honeysuckle (não é mel de abelha, que em inglês é só “honey”). Muitos devem ter optado pela alternativa C, mas na verdade na composição do Shania by Stetson não há mel, o que há é a flor honeysuckle (flor do campo) e o mel era na verdade uma pegadinha. Portanto, a letra D é a certa.

12) Em 2003, Shania fez um dueto, cantando “Forever And For Always”, no CMT Flameworthy Awards. Com quem foi esse dueto?

a) Elton John
b) Alison Krauss & Union Station (X)
c) Dolly Parton
d) Reba McEntire

No Flameworthy Awards de 2003, Shania cantou acompanhada de Alison Krauss e do Union Station. Foi realmente uma apresentação belíssima. Se der, em breve disponibilizo pra download o áudio dessa apresentação.

13) Em 2004, Shania fez uma pequena participação em um filme da 20th Century Fox. Que filme foi esse?

a) Close & Personal
b) Shall We Dance?
c) Shania: A Life In Eight Albuns
d) I Heart Huckabee’s (X)

Essa é relativamente fácil. “I Heart Huckabee’s”, o filme em que Shania participou já foi citado muitas vezes aqui na Casa Twain, inclusive descobri uma foto inédita (na época) de Shania nos bastidores do filme, fazendo a maquiagem. Para ver a foto, vá a postagem “Fotos Raras 2

14) Qual foi a primeira tour de Shania em carreira solo?

a) The Woman In Me Tour
b) Come On Over World Tour
c) Shania Twain Tour
d) Come On Over Tour (X)

Vocês sabem que Shania fez em 1993 uma turnê junto a 2 outros cantores, a chamada Triple Play Tour. Se não sabiam, vejam essa postagem do STF para saber mais. Depois veio o The Woman In Me, mas Shania não fez turnê para promovê-lo. Come On Over sim, teve uma grandiosa turnê, porém não foi em âmbito mundial e sim restrita a Estados Unidos e Canadá. Portanto, a COO Tour não foi uma “World Tour” (turnê mundial) - ao contrário do que diz a Wikipédia brasileira. Foi com essa turnê que ela provou de vez que podia cantar ao vivo e que não era uma produção de computador como diziam os críticos. Após bater vários recordes, inclusive o de público, pois todos os shows foram um verdadeiro sucesso, os críticos reavaliaram suas opiniões e assim Shania se tornou uma diva da música.

15) Qual foi o prêmio mais importante para Shania, devido ao grande esforço que teve para consegui-lo?

a) Entertainer of the Year – CMA Awards 1999 (X)
b) Best New Country Artist – Online Music Awards 1996
c) Best International Act – VIVA Comet Awards 2003
d) Favorite Country Artist – Yahoo! Internet Life Online Music Awards 1999

Como dissemos numa postagem recente, o Country Music Awards (CMA) é uma premiação ímpar no mundo country. Chegar até ele é um tarefa pesada, e para Shania, quase impossível no começo. Para os críticos do COO, este CD foi a destruição do country, algo ruim à música country. Essa visão se deve ao conservadorismo com que a música country era tratada até Shania aparecer. Ela marcou história, unindo o country ao pop e produzindo vídeos sensuais que valorizavam a mulher. Isso com certeza irritou os críticos, o que, é claro, prejudicaria o COO nas indicações a qualquer premiação. Mas não foi o que aconteceu. A revolução que Shania proporciou foi tão grande que até o CMA engoliu o COO e passou a chamar Shania nos anos seguintes para sua premiação. Como todos sabem o estilo country pop que Shania criou agradou a um grande público e abriu as portas para que outras cantoras do country seguissem o mesmo estilo, mas a Associação não "vê isso com bons olhos", então a conquista desse prêmio foi como um reconhecimento pelo seu trabalho mesmo que essa não tenha sido a vontade da Associação.

16) Quantas cópias o CD “Come On Over” vendeu nos Estados Unidos, certificado pela RIAA, empresa da indústria fonográfica americana, em dezembro de 2005?

a) 10 milhões – Diamante
b) 15 milhões – Platina
c) 20 milhões – Ouro
d) 20 milhões – Diamante Duplo (X)

Esta pergunta é outra que uma rápida busca aqui na Casa resolve. Uma busca por “RIAA” mostra que o COO já vendeu 20 milhões de cópias segundo essa associação. Daí e só deduzir que se 10 milhões é “Diamante”, 20 é “Diamante Duplo”. Em dezembro de 2005, o álbum Come On Over foi certificado em 20 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos, recebendo Disco de Diamante Duplo pela RIAA.

17) Qual evento realizado anualmente no Hyde Park (Londres – Inglaterra) e que conta com a presença de mais de 100 mil pessoas, Shania já participou várias vezes?

a) Hyde Park Festival
b) Party In London
c) Party In The Park (X)
d) Hyde Park’s Party

Essa eu considero uma pegadinha. Se for pela lógica, o certo seria “Hyde Park Festival” ou “Hyde Park’s Party”, não é? Mas não, não é. rs O Party In The Park, evento realizado anualmente no Hyde Park, em Londres - Inglaterra, é tradicionalmente conhecido em todo mundo. Conta com a participação de vários artistas. Shania já participou várias vezes, sendo que sua última participação foi em 2003. O público recebido no evento gira em torno de 100 a 150 mil pessoas, não só da Inglaterra, mas também de outros países.

18) Em que programa, no ano de 2003, Shania realizou seu sonho e fez um dueto com a cantora Dolly Parton?

a) Late Show with David Letterman
b) Oprah Winfrey Show (X)
c) Tony Danza Show
d) Tonight Show with Jay Leno

Outra em que e o conhecimento shanático que é posto a prova. Shania já participou de todos estes programas, mas só cantou com a Dolly em um. Em 2003, Shania, ao participar de uma entrevista exclusiva no Oprah Winfrey Show, realizou seu sonho de fazer um dueto com a cantora Dolly Parton, da qual Shania tem muita admiração. Elas cantaram a canção "Coat of Many Colors" de autoria de Dolly, música que marcou Shania em sua infância. Elas chegaram até a ficar emocionadas e ao fim da música choraram juntas discretamente.

19) Em 2005, Shania entregou o prêmio de Entretenimento do Ano no CMA Awards ao lado de quem?

a) Toby Keith
b) Billy Joel (X)
c) Tim McGraw
d) Willie Nelson

Em 2005, Shania entregou o prêmio de Entretenimento do ano no CMA Awards ao cantor Keith Urban. Ao lado de Shania estava o cantor Billy Joel, com o qual Shania fez até uma brincadeira, passando a mão na sua careca. Foi bem engraçado. Abaixo, uma foto de Shania e Billy Joel no CMA de 2005 e depois uma de Keith Urban recebendo o prêmio:


20) Onde começou e terminou a Up! World Tour?

a) Hamilton (25/09/2003) – Sunrise (10/07/2004) (X)
b) Chicago (27/09/2003) – Toronto (10/05/2004)
c) Hamilton (25/09/2003) – Alemanha (10/07/2004)
d) Londres (25/09/2003) – Chicago (21/07/2004)

Hum… Esta foi perigosa. Uma pesquisa na wikipédia em português mostraria a data errada... já na wikipédia em inglês mostraria a data certa, Hamilton (25/09/2003) – Sunrise (10/07/2004).

21) Em 2004, Shania participou do Brit Awards, entregando o prêmio de artista masculino do ano. Para quem Shania entregou o prêmio?
a) Justin Timberlake (X)
b) 50 Cent
c) Robin Willians
d) Keith Urban

Shania participou da premiação Brit Awards no ano de 2004, onde ela entregou o prêmio de Artista Masculino do Ano para Justin Timberlake. Em breve faremos uma postagem no blog com o vídeo.

22) Em junho de 2003, Shania fez um ensaio com fotos sensuais para a revista americana Maxim Magazine. Como ela estava?

a) De soutien e calcinha vermelha
b) De soutien e calça preta (X)
c) Como veio ao mundo, usando somente um chapéu
d) De espartilho e cinta-liga vermelha

Bem fácil essa! A alternativa C foi mesmo só pra descontrair, porque Shania jamais pousou nua. As fotos para a Maxim foram bem mais comportadas do que nós - homens - queríamos, pois foram com Shania de sutiã e calça preta. Veja o ensaio nessa postagem.

23) Quantos prêmios Shania já ganhou no BMI Awards (EUA), reunindo as categorias Country e Pop?

a) 16
b) 27
c) 38 (X)
d) 44

Nessa pergunta também havia uma pegadinha, pois reunindo as categorias country e pop e restringindo-se ao BMI Awards EUA, Shania ganhou 38 prêmios. A pegadinha estava na alternativa D, pois 44 foram o total de prêmios que Shania ganhou reunindo os BMI Awards dos EUA e da Europa.

24) Existe uma premiação a qual Shania foi a única artista feminina country da história a ser indicada. Que premiação é essa?

a) American Music Awards
b) Much Music Video Awards
c) MTV Video Music Awards (X)
d) Grammy Awards

Essa é interessante. Se você conhece um pouco da relação afastada que a MTV mantém com a Shania (e cantores country no geral), já deve ter percebido que quando a MTV fala de Shania, é coisa pra deixar registrado. Em setembro de 1998, Shania foi indicada à categoria de “Melhor Clipe Feminino” com o clipe de YSTO, mas perdeu para a Madonna, que concorria com “Ray Of Light”. Essa indicação foi realmente excepcional, justamente por esta aversão que a MTV parece/parecia ter à música country e por ter sido, Shania, a única cantora country a ser indicada ao prêmio. Jessica Simpson foi indicada em 2004, mas seu gênero musical é o pop, apesar de participar de alguns especiais televisionados da música country.

25) Na Up! World Tour, foram realizados 113 shows, sendo?

a) 79 (EUA/Canadá) – 34 (Europa)
b) 86 (EUA/Canadá) – 27 (Europa)
c) 83 (EUA/Canadá) – 30 (Europa)
d) 84 (EUA/Canadá) – 29 (Europa) (X)

A última pergunta exigia que você contasse quantos shows americanos e quantos europeus foram feitos durante a Up! World Tour. Isso, depois de achar a lista deles, no site Shania.com.

( Veja essa ERRATA para saber porque a pergunta a pergunta 25 mudou de resposta correta.)
_____________

Ufa, acabou.

Esperamos que tenham gostado dos comentários. Se alguém tiver alguma dúvida sobre a promoção, pode perguntar pelo chat ou pelo e-mail casatwain@gmail.com

Abraços!

1 comentário (s):

emily de morais carvalho disse...

gostei muito das perguntas e respostas!

Postar um comentário

Evite o uso de linguagem não apropriada.