Shania Twain

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Shania Twain: É ou não é Música Country?

Olá pessoal,

Estava eu vadiando pelo Orkut, quando me deparo com a seguinte "notícia": "Brooks n' Dunn em agosto no Brasil". Até aqui, nada de mais, fora o fato gritante de "Brooks n' Dunn" ser uma renomada dupla country e agosto ser o mês da... renomada Festa do Peão Boiadeiro de Barretos (seguuuuura enganação, digo, peão!).

Guiado pela curiosidade aguçada e já imaginando o que viria a ser aquilo, tive a (não) surpresa em constatar que se tratava de mais um "anúncio" d'Os Indepentendes, aquele grupo de empresários que banca os artistas que se apresentam na dita festa.

Nada como reviver o passado, então vamos à integra:
A comissão de 'Os Independentes' estiveram em Las Vegas para a final da PBR. Mas o verdadeiro motivo da viagem foi se encontrar com executivos da música para propor 3 shows, Shania Twain, Brooks n' Dunn e George Strait para a festa de Barretos 2009.

Pois é. Sr. Strait não teria datas disponíveis. O valor oferecido a Shania Twain seria algo como U$ 2 milhões, e seu empresário teria pedido U$ 2,8 milhões, mas a primeira proposta está sendo estudada pelos produtores da cantora. Bom, se ela vier, fará 3 shows; SP, Rio e Barretos, com ingressos à bagatela de R$ 150.

Quanto à Brooks n' Dunn, seu empresário aceitou a proposta dos brasileiros e há datas disponíveis para show no Brasil, então estariam confirmados. A única possibilidade deles não virem é a Shania aceitar a proposta.

O texto acima é do Beto, na Comunidade Country Music Brasil, provavelmente baseado em algum dos vários sites e blogs brasileiros que publicaram o rumor desde fins de dezembro último. Escolhi publicar a versão do Beto porque é a que está mais bem escrita (acreditem se quiser!).
Farei uma análise desta pérola, mas apenas para introduzir o tema principal desta postagem, que será mesmo Shania Twain. Clique em "Continue lendo" para conferir.


Primeiro, vamos lembrar do fato de que o "empresário" de Shania se separou dela em maio de 2008 e, por acaso, foi uma separação matrimonial também. Então, até o presente momento Shania está sem empresário (para que precisaria agora?). Só isso já nos dificulta entender quem foi que pediu os 2,8 milhões pelos vocais de Shania. O pequeno Eja? Duvido.

Segundo, se nem o valor foi confirmado, como já sabem até o preço dos ingressos? Você e eu conhecemos essa história de outros carnavais...

Terceiro e último, há uma questão bem mais importante para trazer Shania ao Brasil do que esses problemas de "falso ou verdadeiro" e se chama: público alvo. Foi justamente essa questão que gerou grande polêmica entre os participantes da comunidade. A festa de Barretos é destinada às pessoas que gostam de rodeios, ponto. Pessoas que gostam de rodeios, geralmente também gostam de música Sertaneja. Pessoas que curtem música Sertaneja, geralmente também curtem música Country. Portanto, Barretos sonha com artistas de renome internacional da música Country e até já trouxe alguns no passado. Mas atualmente, as coisas mudaram. As pessoas que curtem rodeios nem sempre curtem só musica sertaneja. A música popular brasileira começa a não mais ter distâncias regionais. Muitos adoram desde Ivete Sangalo, passando por Calipso (ui!) até Victor & Leo, independente do estado onde mora. Essa difusão dos estilos musicais fez com que, para manter um bom público na festa de Barretos, os organizadores tivessem que deixar de lado aquele Country Raiz e passassem a apoiar outros estilos que agradassem às massas. E isso já acontece há um tempo, não só em Barretos.

A esta altura você me pergunta: "- Mas Paulo, cadê a Shania nesta história toda?" E eu respondo: "- Acalme-se, ela virá" Virá no texto, porque no Brasil só Deus sabe quando, rs.

Continuando. Hoje em dia, o que vale é ser "bom", não importa o tipo de música que se faz. Mas ainda existem aqueles que não percebem a realidade e continuam acreditando que "as origens estão se perdendo". Sinceramente, é difícil para mim enxergar um grandioso show de Willie Nelson no Brasil. Indiscutilmente, Nelson é um dos maiores nomes da música Country e permanecerá assim eternamente, mas Barretos, e o Brasil como um todo, não possui seu público alvo em tamanho suficiente para um show dele. Mas e Shania? Uma cantora que realmente difundiu a música country no Brasil e ainda hoje faz sucesso, certamente encheria uma arena de show em Barretos. Sem dúvida. Mas "Shania em Barretos" é assunto que gera uma segunda discussão: Shania é o que Barretos quer?

Aquelas pessoas que dizem "Ópaió, a música country se perdeu", certamente dirão que não. Shania Twain com certeza não é música country. Afirmo isso com todas as letras. Ou melhor, afirmo que Shania não é música country. Como já disseram, na época do The Woman in Me (1995) e do Come On Over(1997), que já tinha marcas de música Pop, o principal rótulo de Shania era a música Country, mas pegue qualquer música do Up! (2002) e pare para analisar. Fora o arranjo do CD Verde, Up! tem músicas pop, rock, batidas orientais, sutilezas de jazz, por vezes até reggae. "Waiter! Bring Me Water", até na versão country possui ritmo de influência asiática. E foi justamente isso que Shania quis fazer! Essa é a melhor parte. No próprio encarte de Up! você pode ler em palavras de Shania que ela se sentiu "livre para explorar todos os seus gostos musicais". Portanto, se é da Era Up! para cá que estamos falando, Shania não é mais uma cantora country, ponto. O "Greatest Hits" (2005) já é outro assunto... As três músicas novas tendem a ter seu country mais tradicional, mas são apenas três frente às dezenove de Up!. E além do mais, o futuro musical de Shania é assunto para uma outra postagem.

Infelizmente não são apenas alguns dos puristas da música country que não vêem a realidade (vide o ACM Awards e a perpetualização de Chesney como dono da festa). Alguns dos próprios fans da Shania se sentem insultados quando dizem que ela não é country e que há cantores melhores que ela. Sim, com certeza, há cantores de música country melhores que Shania, já que é de música country que estamos falando. Assim como há cantores de música clássica ou forró muito melhores que Shania. Gosto é gosto e estilo musical é estilo musical. Não há como comparar Willie Nelson e Pavarotti. E olha que nem estou falando do "preferência pessoal".

Shania não é country tradicional (ou mesmo "novo country"), mas verdade seja dita, é o nome mais conhecido no Brasil quando se trata deste gênero. Barretos daria um tiro no próprio pé se fechasse os olhos a isso. Retomando a linha que comecei a seguir, o público alvo da festa anual de Barretos é justamente o público que conhece e na maioria das vezes curte o estilo de Shania. No Brasil, a tendência é justamente o que Shania tem feito, que é missigenar estilos musicais e criar o seu próprio. E nesta busca pela individualidade, Shania foi pioneira.

Se há os que implicam com Shania não ser o ideal para Barretos e há os que querem que ela vá lá a qualquer preço, existo eu, que não sou nem uma coisa, nem outra. Acredito que Shania seja o ideal para Barretos do ponto de vista comercial e publicitário, mas pessoalmente não quero vê-la num rodeio que nada tem a ver com seus ideais.

Quero mesmo que é que ela lance seu CD este ano (torcida!!!) e faça uma Tour Mundial com América do Sul inclusa, como têm feito todos os grandes artistas internacionais. Show da Shania Twain no Maraca? Tô lá!
Enquanto isso, estou torcendo para vir algum dos meus outros cantores... Poxa, bem que Barretos podia chamar os Rascal Flatts, que vão lançar CD em abril (se não me engano) e fazem um Country/Pop ao estilo Shania... Neste show eu iria!

Abraços e até a próxima!

PS: Repararam como andei animado nestes últimos dias? Acho que era saudade de postar aqui na Casa... Então, acabei postando tudo de uma vez só. E ainda virá mais, aguardem!

16 comentário (s):

Anônimo disse...

Cara!!! Nessa você viajou legal!!
Falar que a Shania não é uma cantora country?!!! Absurdo!!!! Se ela não é cantora country, ela não merece nenhum premio que ela já ganhou no CMA, todos devem ser retirados dela!!! Urgente!!!

Paulo Twain disse...

Shania ganhou apenas 2 prêmios no CMA Awards, e foram em 1999. Se você tivesse lido o texto, teria percebido que considerei a Era "Come On Over" ainda como "só" Country. No texto, estou falando da Shania de "hoje".
Ainda assim, todos os prêmios recebidos por ela em outras agremiações (acredite, são muitos) não foram apenas por ser country, mas por ser multi-estilo e ainda possuir uma performance única no palco, composições cativantes, etc. É impossível atribuir todos os prêmios que ela ganhou exclusivamente ao estilo "Country".

Se alguém viajou aqui, não fui bem eu... rs

Anônimo disse...

Para mal de todos nós,admiradores de SHANIA, penso que a carreira dela acabou.O ex-marido foi sem dúvida o grande responsável por todos os êxitos da nossa QUERIDA. DEUS QUEIRA QUE ESTEJA ENGANADO!!!!!

Paulo Twain disse...

Bem, é inegável a importância de Mutt para a carreira e vida de Shania. Mas não acho que ela seja tão frágil para perder tudo com a separação. Shania está suficiente madura profissionalmente falando para superar essa perda e seguir seus próprios passos. E eu tenho certeza que ela terá sucesso nessa nova fase.

Joao disse...

Apenas vim deixar um parabéns porque seu blog tá show, gostei do layout e curto Shania Twain, não sou fã, mas curto várias músicas dela. E ela é lindona tb né, não se pode deixar de comentar isso...

Anônimo disse...

cara a shania rompe todas as barreiras do country ela é muito maior q iso seu estilo é unico e porisso faz tanto sucesso....concordo com quase tudo q o paulo flou,mas, até q gostaria de ver shania na festa de peao...ta na hora do brasil conhece-la de verdade e seria ousado fazer um show la e tudo q é ousado é interessante...mas é isso ae paulo nao vamos criar ilusoes tambem...abraço

Paulo Twain disse...

Muito obrigado João! Espero que continue acompanhando o blog.

Anônimo, você disse algo muito importante na história de Shania: Ela rompe barreiras. Primeiro, rompeu a barreira que a vida lhe impôs ao largar a carreira para cuidar dos irmãos. Rompeu a barreria do preconceito, casando-se com um homem bem mais velho que ela e ficando junto a ele por 14 anos... Rompeu a barreira do sucesso, das vendas, dos continentes. Fez sucesso mundial.

Só está faltando romper a barreira do Equador e vir gingar um samba aqui no Brasil.

Abraços!

Jean Carlos disse...

É... acho que não restam dúvidas de que Shania é um grande e importante ícone da música mundial. Ela quebrou vários recordes e a cada novo trabalho conseguiu inovar e surpreender seus fãs e os críticos musicais. É inegável a representatividade de Shania frente à indústria fonográfica. Só falta mesmo é ela vir para o Brasil, que isso aconteça logo!!!

Abraços a todos!

Anônimo disse...

hahahahah...concerteza paulo só falta isso vamos torcer pra q aconteça... abraço

alcione disse...

eu adoro a shania ela è demais rs?

Juliano Tannous disse...

Se Shania custa 2.8 , Brooks and Dunn custaria 2.0? kkkkk aonde isso?

Se alguem conseguir o tour 2009 da Shania, por favor, publiquem o link aqui...

Brooks and Dunn Top American Country

http://www.brooks-dunn.com/site.php?content=tour

Seria bao demais ver Brooks and Dunn em Barretos, porém, acho dificil pois ja publicaram dois show no periodo da festa.

Des Moines, IA | Iowa State Fair
August 21, 2009

e

Sedalia, MO | Missouri State Fair Grandstand
August 22, 2009

Para qem gosta assista o tuor de Brooks and Dunn em 2009. show de bola

http://www.youtube.com/watch?v=u0-5rNiNShk&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=1--sXEQXAL4
http://www.youtube.com/watch?v=7pR2CCMAhVQ

Anônimo disse...

SOU UM SHANÁTICO,E DIGO PARA ESSES QUE INSINUAM
SOBRE AS QUALIDADES DA Deusa da música,não importa se é Country ou do g^enero que quizerem,o fato é que Ela já vendeu mais de 65milhões de cópias no Mundo inteiro e já tem em meio da sua carreira uma fortuna de quase
1 BILHÃO DE DÓLARES E DAÍ VÃO QUERER QUESTIONAR
OQUE? e não se apresentou no terceiro mundo !
EM PAizes do TERCEIRO MUNDO. QUEREM MAIS OU DEU PARA ENTENDER???? nilvo P.

Anônimo disse...

Sou fã da Shania Twain,tenho só 64anos, ha 3anos
assisti em um canal de TV no ultimo dia do ano
um show ao vivo em Chicago. A partir daí comprei
todos os seus discos e Dvds. Nunca gostei de computador, mas por causa dela ha 4meses iniciei
a mexer sozinho, e hoje consigo usar Internet e
assim acessar vários Sites para descobrir tudo de Shania. E pretendo assistir a um show dela ao vivo ,porque para mim ela faz parte de minha família.Isso que tenho uma filha que é prof.musica com 32 anos e um filho com 29anos que também gosta de tocar bateria.SHANIA É TÃO SIMPLES QUE SEMPRE DISSE QUE SEU MAIOR SONHO ERA PODER COMER ARROZ COM BIFE E SER BACKING DO STEVIE WONDER E PODER MORAR EM UMA CASA DE TIJOLOS....Essa é Shania Twain.

gilmar disse...

ola shania gosto muito de vc vc ja veio no brasil so seu fã

Anônimo disse...

ola vc e feliz sem ele

gilmar.sbo@bol.com.br disse...

se ja feliz com outro ne ou casamento com ou

Postar um comentário

Evite o uso de linguagem não apropriada.